Teresa Araújo iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa na classe de violoncelo da professora Maria José Falcão. Foi nesta mesma instituição que acabou por concluir o curso básico sob a orientação da mesma. Só mais tarde, iria fazer parte da classe de violoncelo da professora Catherine Strynckx, onde conclui o curso complementar em 2010.

Em masterclasses trabalhou com professores como Johannes Moser, Levon Mouridian, Miguel Rocha, Paulo Gaio Lima, Mats Zetterqvist, Márcio Carneiro, Pavel Gomziakov, Luísa Tender, Pedro Ladeira, Paulo Jorge Ferreira, Michel Strauss e Susanne Müller-Hornbach. Trabalhou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Young Franco-German Philharmonics em Bayreuth, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Sinfónica da ESART e Orchestre-Atelier Ostinato. Trabalhou com diversos maestros tais como Jean-Luc Tingaud, Patrycia Pieczara, Alexandre Myrat, Christopher Bochmann, Rui Pinheiro, Pedro Amaral, Mauricio Dini Ciacci, Luís Carvalho, Pedro Neves, Cristóbal Soler, Domenico Longo e Nicolaus Richter.

Em Paris teve o prazer de trabalhar com Richard Schmoucler, David Bracinni, Adrien Boisseau, Pierre Genisson entre outros, onde tocou na Salle Pleyel, Auditório de Vincennes, Palácio de Versailles, Grand-Palais e Petit-Palais.

Concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco em 2013 na classe de violoncelo da professora Catherine Strynckx. Em 2013/2014 fez parte da classe de violoncelo do professor Paulo Gaio Lima na ANSO. Em 2014 frequentou o Mestrado em Orquestra na Academie Orchestre-Atelier Ostinato em Paris e em 2017 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco.

Em 2010 inicia a sua actividade no ensino de violoncelo, tendo leccionado na Academia Luísa Todi, Conservatório Regional do Montijo, Orquestra Geração, Academia de Música de Almada e Agrupamento Luís António Verney.

Faz parte do Trio Senza Misura (clarinete, violoncelo e piano) e do Duo Intermezzo. Em 2016 tocou a solo com a Orquestra de Câmara da AAM e no mesmo ano gravou um CD “Canções e rondas infantis” de Fernando Lopes-Graça.

Neste momento lecciona na Academia Amadores de Música e no Instituto Gregoriano de Lisboa.

teresa.araujo@institutogregoriano.pt