Sérgio Silva é Mestre em Música, Ramo de Interpretação em Órgão, pela Universidade de Évora, sob a orientação de João Vaz. Para a sua formação contribuiu o contacto com diversos organistas de renome internacional.
Apresenta uma agenda artística intensa, executando tanto a solo como integrado em agrupamentos de prestígio nacionais, tendo actuado em diversos países europeus e em Macau.
Participou em diversas gravações discográficas como solista e integrado em agrupamentos, destacando-se a gravação do primeiro volume de Flores de Música de Manuel Rodrigues Coelho.
Paralelamente, tem-se dedicado ao estudo e transcrição de música antiga portuguesa, tendo colaborado em edições nacionais (Obras de Fr. Fernando de Almeida – IPL) e internacionais (Flores de Música de Manuel Rodrigues Coelho – ECHO).
Foi consultor artístico no II Ciclo de Órgão de Sintra e é director artístico do Ciclo de Órgão da Igreja de Santo António de Lisboa.
É professor de Órgão na Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa e organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau.