Ricardo Vicente iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música e Dança do Fundão na classe de piano da Professora Tâmara Antontseva concluindo, em 2010, o 8º Grau. Paralelamente com os estudos de piano, em 2002 iniciou os estudos de violino tendo concluído o 8º Grau também em 2010. No mesmo ano ingressa na Licenciatura em Piano para Música de Câmara e Acompanhamento da Academia Nacional Superior de Orquestra na classe de piano do Professor Alexei Eremine. No ano letivo 2014/2015 frequentou o Mestrado em Música de Câmara, como membro do Trio do Desassossego, na Hochschule für Musik Theater und Medien Hannover, Alemanha, na classe do Professor Markus Becker e em Dezembro de 2018 terminou o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na classe de piano da Professora Jill Lawson.
Durante a sua formação participou em concursos como o Concurso Internacional “Cidade do Fundão”, Concurso Internacional Donostia San Sebastian, entre outros, e teve masterclasses com pianistas como Álvaro Teixeira Lopes, Fausto Neves, Constantin Sandu, Jorge Moyano e mais recentemente com Galina Eguiazarova e Vladimir Viardo. Com o Trio do Desassossego obteve o 1º Prémio na Categoria de Música de Câmara - nível superior, no Prémio Jovens Músicos 2013, o que lhes permitiu apresentar-se em salas como a Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Sociedade Portuguesa de Autores, Palácio de Queluz, Centro Cultural de Cascais e em festivais como o Festival Internacional de Música da Póvoa do Varzim e o Festival de Música do Estoril. Ainda com o Trio do Desassossego gravou em 2015 o CD “Na floresta do alheamento” que inclui obras de Mozart, Mendelssohn e Rihm.
Enquanto pianista acompanhador, trabalhou com coros como o Coro do Conservatório de Música da Metropolitana, o Coro dos Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa, Coral Luísa Todi, iNov’Arte Camerata Vocal e agrupamentos instrumentais como os Violinos, as Violas e os Violoncelos do Colégio Moderno. Acompanhou ainda concorrentes no Concurso Internacional “Cidade do Fundão”, Prémio Jovens Músicos, Concurso Nacional de Canto, Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, entre outros.
Desde 2012 que desenvolve as suas competências pedagógicas em várias escolas como Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática de Lisboa, Conservatório de Música David Sousa, Conservatório de Música de Santarém e Escola de Música do Colégio Moderno. Atualmente é pianista acompanhador na Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola Profissional da Metropolitana.