Pedro Ferro

Pedro Ferro recebeu as primeiras influências musicais pelas mãos de seu Pai, o pianista de Jazz João Maurílio. Posteriormente, integra a classe particular de piano da professora Maria Fernanda Chichorro, tendo prosseguido os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa na classe de piano da professora Melina Rebelo, onde concluiu no ano 2000, com a classificação máxima, o Curso Complementar de Piano. Nesse mesmo ano ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, onde termina a Licenciatura em Música/Piano na classe da professora Tânia Achot e Música de Câmara com a professora Olga Prats. 

No ano de 2012, conclui o Mestrado em Interpretação/Piano na Universidade de Évora, com a classificação de 19 valores, sob a orientação do pianista António Rosado e do Prof. Dr. Christopher Bochmann. Em Julho de 2016, sob a orientação do Professor Jorge Moyano, conclui o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.

Realizou cursos e master-classes com Helena Sá e Costa, Paul Badura-Skoda, Pedro Burmester, Sequeira Costa, Vladimir Viardo, Francisco Sassetti e Maria João Pires. 

Como jovem pianista, participou em diversos concursos, dos quais se destacam o Concurso da Juventude Musical Portuguesa em 1988, onde foi finalista; o Concurso Maria Campina em 1997 - 2º Prémio; Concurso Florinda Santos em 1998 e 2000 - 2º Prémio. Em 1999 a Yamaha Musical Foundation of Europe atribui-lhe a Bolsa “Yamaha Scholarship/Piano”.

Apresentou-se em diversas salas do país, tais como Palácio Foz; Museu da Música; Auditório da Academia de Música S. João da Madeira; Auditório Luísa Todi; Teatro Municipal de S. Luiz; Recreios da Amadora, Casa da América Latina, com transmissão em directo para a rádio Antena 2, Centro Cultural de São Lourenço, em Almancil, Centro Cultural de Cascais; Museu Nogueira da Silva, em Braga; Centro Cultural de Belém; Igreja de S. Roque.

Apresentou-se como solista com a Orquestra da Escola Superior Música de Lisboa, sob a direcção do Maestro Vasco Pearce de Azevedo, tendo realizado concertos no Palácio Nacional da Ajuda e no Teatro Municipal de Almada (Teatro Azul).

Em 2009 foi convidado pelo Maestro José Atalaya para participar no Concerto de Encerramento da 1ª parte da Temporada "Música em Diálogo", no Auditório Ruy de Carvalho.

Na área da Música de Câmara, toca regularmente com o oboísta David Costa, com quem tem desenvolvido varios projectos de divulgação da música portuguesa assim como do grande reportório para oboé e piano.

Desde o ano lectivo de 2016/2017, que trabalha regularmente como pianista colaborador com o Coro Juvenil do Instituto Gregoriano de Lisboa sob a direção da maestrina Filipa Palhares.

Pedro Ferro é professor de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa desde 2009.


pedro.ferro@institutogregoriano.pt