Pedro Barbosa

Pedro Barbosa, nascido em Vila Nova de Gaia a 23/04/1985, inicia os estudos musicais aos 12 anos na Escola de Música de Perosinho na classe de trompete, onde completa o 5º grau. 

Aos 17 anos, ingressa na classe de contrabaixo na mesma escola, sob orientação do professor Joel Azevedo.


Em 2004, ingressa na Escola Profissional de Música de Espinho na classe de contrabaixo sob orientação da professora Nádia Choi.


Em 2007, segue os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Ioury Axenov e posteriormente do professor Manuel Rego, com quem completa em 2012 a Licenciatura.


Regressa em 2015 à Escola Superior de Música de Lisboa para realizar o Mestrado em Ensino da Música, no instrumento Contrabaixo (M06) e Classe de Conjunto (M32), coordenado pelo professor Manuel Rego.


Desde a sua chegada a Lisboa em 2007, foi músico na Banda Sinfónica de Exército Português e em 2009 na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana (GNR). 


Como músico reforço, participou em inúmeros agrupamentos, como por exemplo a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Clássica de Cascais e Oeiras, Banda Sinfónica Portuguesa, entre outros.


Participou em Masterclasses orientadas por Matthew McDonald, Wolfgang Güttler, Thierry Barbé, Michael Wolf, Gary Karr, Lutz Schumacher, Alejandro Erlich Oliva, Iouri Axenov, Catalin Rotaru, David Murray, Christophe Béreau, Nuno Arrais, Jörg Linowitzki, Edisson Ruiz, Marc Ramirez e em quarteto de contrabaixos por Pavel Gomziakov.


Exerce a função de docente desde 2010, tendo já passado por diversas escolas e atualmente é docente de Contrabaixo no Instituto Gregoriano de Lisboa e no Conservatório de Música D. Dinis.


pedro.barbosa@institutogregoriano.pt