Miguel Gomes

© João Vasco

Violinista convidado da orquestra Solistes Européens, Luxembourg desde 2017, Miguel Gomes tem desenvolvido uma atividade regular como solista, músico de câmara e instrumentista de orquestra desde 2006. Apresentou-se regularmente como concertino e chefe de naipe de segundos violinos da Orquestra de Câmara Portuguesa entre 2007 e 2017, completando a sua atividade de músico freelance em várias orquestras nacionais: Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Utópica, Orquestra Clássica do Sul, Ensemble MPMP.

Em 2017, foi vencedor do prémio Bourse de soutien à un jeune musicien intégrant un orchestre professionnel, do Fonds Culturel National Luxembourg, e no mesmo ano foi premiado com uma Menção Honrosa no Rising Stars – Grand Prix – International Music Competition Berlin, na Alemanha. Foi laureado com o 2º prémio ex-æquo no Prémio Jovens Músicos – RDP, nível superior (2005) e obteve uma Menção Honrosa no Concurso Internacional de Instrumentos d’Arco Júlio Cardona – nível médio, em 2003. Com o Trio Vertix, foi laureado com um Diploma de Mérito no Torneo Internazionale di Musica (Colónia, Alemanha), em música de câmara.

Iniciou a sua atividade pedagógica em 2006 no Conservatório de Música do Choral Phydellius (Torres Novas). Com o intuito de ampliar a sua prática educativa em contexto de cariz social, integrou o projeto social Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS (entre 2013 e 2017) e o Projeto Orquestra Geração desde 2012. Coordenador e ensaiador do naipe de cordas da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) de 2014 a 2016, tem orientado também outros estágios de orquestras de jovens a nível nacional.

Miguel Gomes tem sido convidado para lecionar em diversas masterclasses em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na Junior Guildhall School of Music and Drama, em Londres.  

Natural de Viseu, Miguel Gomes iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, estudando com Suzanna Lidegran, Francisco Pereira de Sousa e Ana Serrano. Em 2002, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde concluiu a licenciatura em Instrumentista de Orquestra na classe do professor Aníbal Lima. Em 2007 e 2008 estudou violino com Gerardo Ribeiro e música de câmara com Patricia Mcarty e Eric Larson na Meadowmount School of Music, New York. Obteve o Mestrado em Ensino da Música – Violino, na Escola Superior de Música de Lisboa (2014). No seu percurso artístico participou, como executante, em diversas Marterclasses de violino e música de câmara com Mikhail Bezverkhny, Roberto Valdés, Igor Oistrakh, Sergey Kravchenko, Vladimir Berlinsky, Gilles Apap, Gerardo Ribeiro, Aníbal Lima, Daniel Rowland e Blagoya Dimcevisky. 

Artisticamente, é orientado pelo professor Roberto Valdés desde 2008, integrando a sua classe de violino em 2016/2017, no âmbito do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro. É investigador integrado/doutorando da Universidade de Aveiro/INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança).


miguel.gomes@institutogregoriano.pt