Lígia Soares iniciou a aprendizagem musical com sua mãe. Estudou violino com o Prof. Ilídio Gomes, na Academia de Música de Santa Cecília com o Prof. Alberto Nunes e finalmente com a Professora Lídia de Carvalho no Conservatório Nacional de Lisboa tendo obtido o diploma do curso superior de violino com a classificação de 20 valores.

Com 13 anos obteve o 1º prémio ex-aequo no 1º Concurso Nacional de Educação Musical OLGA VIOLANTE. Frequentou Masterclasses e cursos de Verão leccionados pelos Professores Alberto Lysy, Vasco Barbosa, Gerardo Ribeiro, Tibor Varga e Félix Andrievsky. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian estudou com o mestre russo Félix Andrievsky em Londres, tendo concluído no Royal College of Music o “Postgraduate Advanced Study Course” no qual obteve o grau máximo. Complementou os seus estudos com o curso facultativo “The Art of Teaching” e, posteriormente, com o Mestrado na Universidade da Cidade de Londres, reconhecido em Portugal pela Universidade Nova de Lisboa.

Em 1990 obteve o 1º prémio no concurso de violino - nível superior - da JMP. Realizou gravações para a RDP, RTP e também para a prestigiada etiqueta EMI Classics. Tem efectuado numerosos recitais e colaborou, na qualidade de solista, com várias orquestras em Portugal (Orquestra Gulbenkian, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Juvenil) e no estrangeiro.

Após concurso público efectuado no Barbican Center na cidade de Londres, foi convidada a integrar, como elemento efectivo, a Orquestra do Porto - Régie Cooperativa Sinfonia, quando esta se formou em 1989. Fez parte da Orquestra Metropolitana de Lisboa, como elemento efectivo, também após realização de concurso, desde a sua formação (em 1992) até 1997.

Leccionou a disciplina de Violino na Academia Nacional Superior de Orquestra, sendo a representante desta classe no Conselho Científico desde 1992 até 1997. Foi também docente no curso de Mestrado em Ensino da Música do Instituto Piaget.

Em 1993 formou um duo com o violinista Vasco Barbosa com o qual se apresentou em vários recitais e concertos a solo com orquestra, sendo de salientar a presença no VIII Festival Internacional de Música de Macau em 1994, ano dedicado ao violino e à violeta.

Em 2013 participou no “Ibla Grand Prize Internacional Music Competition” e Festival, tendo obtido o prémio “Distinguished Violinist”.

Em 2014 obteve o Título de Especialista em Música - Violino, pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Realiza regularmente Masterclasses de Violino e é frequentemente convidada a leccionar em cursos de Verão. Desde 2014 que é convidada para fazer parte do júri em concursos para atribuição de bolsas de estudo e ainda como arguente principal e vogal em provas públicas para a atribuição do Título de Especialista em Música, Mestrado em Interpretação e Mestrado em Ensino da Música.

Tem exercido as funções de avaliadora de professores das Escolas Oficiais do Ensino Artístico Especializado de Música.

Colabora regularmente com a Orquestra Sinfónica Juvenil.

Em virtude de conciliar a actividade de executante com a actividade pedagógica tem leccionado em tempo parcial, ainda assim, tem formado vários violinistas e alguns dos seus ex-alunos encontram-se já a leccionar em estabelecimentos de ensino com paralelismo ou autonomia pedagógica e tocam em orquestras profissionais.

É colaboradora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, fazendo parte do Grupo de Investigação Música no Período Moderno (CESEM - NOVA FCSH).

Desenvolveu uma regular actividade concertística internacional até 2005 e presentemente lecciona na Academia de Música de Santa Cecília e no Instituto Gregoriano de Lisboa.

É doutorada, com distinção, em Música/Musicologia, na especialidade de Interpretação - Violino.

ligia.soares@institutogregoriano.pt