Ilda Ortín iniciou os estudos musicais aos cinco anos de idade pelo Método Ward no Centro de Estudos Gregorianos de Lisboa, actual Instituto Gregoriano de Lisboa. Nesta escola completou o curso de piano com Margarida Duarte de Almeida e José João Gomes dos Santos, tendo estudado também órgão com Antoine Sibertin-Blanc.

Prosseguiu os estudos de piano na Escola Superior de Música de Lisboa com Tânia Achot e com Olga Prats tendo aí concluído o curso em 1990. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e em 1991 obteve o prémio Campos Coelho no Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta. 

Frequentou cursos de aperfeiçoamento pianístico com Dmitri Bashkirov, Vitalij Margulis, Dmitri Paperno e Alain Jacquon e estudou Canto com Luís Madureira e Elsa Saque tendo sido ainda membro do Coro Gulbenkian.

Posteriormente ingressou no College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnati nos EUA, onde concluíu o Mestrado em Piano Performance. Nesta universidade estudou piano com Eugene Pridonoff e música de câmara com Lee Fiser (LaSalle String Quartet), Peter Oundjian (Tokyo String Quartet), Sandra Rivers e Sara Lambert Bloom. 

Apresentou-se a solo e com orquestra e em recitais de música de câmara, com particular incidência no repertório para cordas e piano e no repertório para canto e piano. 

Colaborou como acompanhadora na Escola Superior de Música de Lisboa e é actualmente professora de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa.



ilda.rodrigues@institutogregoriano.pt