Ilda Ortin
Ilda Ortín iniciou os estudos musicais aos cinco anos de idade pelo Método Ward no Centro de Estudos Gregorianos de Lisboa, actual Instituto Gregoriano de Lisboa. Nesta escola completou o curso de piano com Margarida Duarte de Almeida e José João Gomes dos Santos, tendo estudado também órgão com Antoine Sibertin-Blanc.
Prosseguiu os estudos de piano na Escola Superior de Música de Lisboa com Tânia Achot e com Olga Prats tendo aí concluído o curso em 1990. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e em 1991 obteve o prémio Campos Coelho no Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento pianístico com Dmitri Bashkirov, Vitalij Margulis, Dmitri Paperno e Alain Jacquon e estudou Canto com Luís Madureira e Elsa Saque tendo sido ainda membro do Coro Gulbenkian.
Posteriormente ingressou no College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnati nos EUA, onde concluíu o Mestrado em Piano Performance. Nesta universidade estudou piano com Eugene Pridonoff e música de câmara com Lee Fiser (LaSalle String Quartet), Peter Oundjian (Tokyo String Quartet), Sandra Rivers e Sara Lambert Bloom.
Apresentou-se a solo e com orquestra e em recitais de música de câmara, com particular incidência no repertório para cordas e piano e no repertório para canto e piano.
Colaborou como acompanhadora na Escola Superior de Música de Lisboa e é actualmente professora de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa.