Daniela Carvalho nasceu em Lisboa. Frequentou a Academia de Amadores de Música e a Escola de Música do Conservatório Nacional onde concluiu o Curso Complementar de Instrumento ao mesmo tempo que completava a sua licenciatura em Antropologia. Mudou-se para o Porto e aí realizou a Licenciatura em Música Antiga - variante Flauta de Bisel - na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, sob orientação do professor Pedro Sousa e Silva. Profissionalizou-se na Universidade de Aveiro no Mestrado em Ensino da Música trabalhando a Didáctica do Instrumento com o professor Pedro Couto Soares. O seu projecto final abordou a prática de música do século XXI  em classes de conjunto de flauta nos graus de iniciação. É ainda pós-graduada em Musicoterapia pela Escola Superior de Educação na Universidade do Porto.

Apresentou-se em diversos concertos no âmbito da Música Antiga - inauguração da Casa da Música, Concertos Promenade entre outros -, com a Orquestra Filarmonia das Beiras e agrupamento Flores da Música. Colaborou com o Ensemble JER; participou na gravação de banda sonora para um filme de animação. É membro do ensemble Canto Mensurable, agrupamento fundado em 2019 orientado para a prática musical dos séculos XV e XVI a partir de fontes históricas, com ênfase particular no Fundo Musical da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Foi docente de flauta na Academia de Amadores de Música de Lisboa, Conservatório de Música de Aveiro, Conservatório de Música e Artes do Dão, Academia de Música de Paços de Brandão e Conservatório do Ave e Vale do Sousa. Leccionou Iniciação Musical no 1º ciclo do Ensino Básico. 

Frequenta cursos e masterclasses não só no campo do instrumento e performance musical mas também em pedagogia, acção cultural e em outras áreas de interesse geral.

É professora do Instituto Gregoriano de Lisboa desde 2011.

daniela.carvalho@institutogregoriano.pt