Violetista portuguesa nascida em 1990, Bárbara Pires iniciou os seus estudos de viola de arco com o Prof. Luís Norberto e posteriormente com o Prof. Dírio Alves no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Em 2011, terminou a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do Prof. Pedro Muñoz e concluiu, em 2014 o Mestrado em Ensino sob orientação do Prof. Pedro Muñoz nesta mesma instituição. 

Teve a oportunidade de actuar como solista com a Orquestra do Norte, Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, entre outras. Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Orquestra de Câmara de Cascais Oeiras. É violetista da Camerata Atlântica, na qual realizou vários concertos em música de câmara e a solo, tanto em Portugal como no estrangeiro, em auditórios de prestígio como Auditório da Fundação Gulbenkian entre outros. 

Actualmente lecciona no Instituto Gregoriano de Lisboa, na Academia Musical dos Amigos das Crianças e no Conservatório de Música D. Dinis.


barbara.pires@institutogregoriano.pt