Historial

Antecedentes

O Instituto Gregoriano de Lisboa teve como antecedente o Centro de Estudos Gregorianos, instituição criada em 1953 como uma estrutura de investigação do Instituto de Alta Cultura, e que se destinava a formar investigadores, cantores, organistas e chefes de coro.

O Centro foi pioneiro em Portugal na lecionação, a nível superior, de matérias como História da Música, Paleografia e Órgão. No início, o ensino era assegurado por professores oriundos do Conservatório Nacional Superior de Paris, da Universidade de Paris-Sorbonne, da Escola César Frank e do Instituto Gregoriano de Paris. Introduziu também em Portugal o Curso de Pedagogia Musical segundo o método Ward.


O Instituto Gregoriano de Lisboa

Em 1976 o Centro de Estudos Gregorianos passou a designar-se Instituto Gregoriano de Lisboa (IGL), ministrando cursos de nível geral e superior, visando a investigação e o ensino na área da sua especialidade.

Posteriormente, em  1983, com a extinção dos cursos superiores dos conservatórios, fundaram-se as Escolas Superiores de Música em Lisboa e no Porto, transformando-se então o IGL numa escola vocacional de música, de ensino básico e secundário. Os seus cursos superiores transitaram para a Escola Superior de Música de Lisboa, onde se formaria um Departamento de Estudos Superiores Gregorianos. O novo plano de estudos do IGL foi definido pela portaria nº 725/84  (cursos de Canto Gregoriano, Piano e Órgão) e posteriormente alargado, para incluir os cursos de Cravo, Violoncelo, e Flauta de Bisel. Em 2006 foi incluído o Curso de Violino e, mais recentemente (2019), o Curso de Contrabaixo.


Uma escola virada para a comunidade

A formação dos jovens que frequentam o IGL inclui desde os primeiros passos uma intensa actividade artística que se concretiza nas inúmeras audições, concertos e recitais realizados nas instalações da escola e outros locais. Desta forma procura-se pôr os jovens em contacto com as condições reais de exercício de uma profissão artística, ao mesmo tempo que se proporciona à comunidade em que nos inserimos a oportunidade de ouvir obras da mais elevada qualidade musical.

A abertura da escola à comunidade tem também sido concretizada através de protocolos estabelecidos com estabelecimentos de ensino público, onde os seus professores se deslocam para leccionar Iniciação Musical, proporcionando assim às crianças que o frequentam a oportunidade de acederem ao ensino artístico especializado da música. A escola tem ainda protocolos para a frequência em regime articulado com os agrupamentos Rainha D. Leonor, Vergílio Ferreira e Alvalade.


Uma escola com forte identidade

Apoiada nas suas origens e sempre aberta à modernidade, a escola apresenta um projeto educativo diferenciador no seio das escolas públicas de ensino especializado da música.

Uma percentagem significativa dos docentes do IGL realizou estudos musicais nesta mesma escola, facto que muito contribui para a continuidade e coerência do nosso Projeto Educativo.

A qualidade do ensino ministrado é comprovada pelo grande número de profissionais na área da música que aqui realizou ou iniciou a sua formação. Ao longo dos anos, um número sempre crescente de pianistas, organistas, maestros, musicólogos, compositores, cantores e professores de música, têm-se vindo a notabilizar no panorama musical nacional, justificando a aposta num ensino de qualidade feita pela escola.

Decreto Lei n.º 568_1976 de 19 de julho (Criação do IGL).pdf

Decreto-Lei nº 568/76

Fundação do Instituto Gregoriano de Lisboa