Horários

 

Abertura das aulas do ano lectivo de 2019−2020

 

Cursos de Iniciação: datas de início das aulas

Agrupamento V. Ferreira (EB1 Lumiar) - início das aulas a 16 de Setembro de 2019
Agrupamento V. Ferreira (EB1 Telheiras) - início das aulas a 16 de Setembro de 2019
Agrupamento Alvalade (EB1 S. João de Brito) - início das aulas a 16 de Setembro de 2019
Agrupamento Alvalade (EB1 Teixeira de Pascoaes) - início das aulas a 16 de Setembro de 2019Turmas a funcionar no IGL - início das aulas a 19 de Setembro de 2019

 

Cursos de Iniciação: inscrição nas turmas

Registe a turma e o nome do(a) professor(a) de instrumento afixados no seu horário a fim de facilitar a circulação dos alunos dentro da escola durante as primeiras semanas de aulas.

A marcação dos horários dos alunos que frequentam o curso de iniciação musical nas turmas do IGL será feita no dia 13 de setembro de 2019. (→ consultar horário)

Pedidos de esclarecimento sobre assuntos relacionados com os cursos preparatórios (→ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Cursos básicos em regime articulado: alunos que frequentam as escolas EB2/3 de Telheiras, Almirante Gago Coutinho e de Eugénio dos Santos

Os horários são elaborados pelas escolas em articulação e é apenas preciso vir levantá-los à recepção do IGL, entre as 8h00 e as 20h00, a partir de 10 de Setembro de 2019. Estes horários não serão publicados nesta página.

Pedidos de esclarecimento sobre assuntos relacionados com os alunos em regime articulado que frequentam as escolas acima referidas:  (→ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Cursos básicos e secundários em regime supletivo e alunos em regime articulado que frequentam outras escolas que não a EB2/3 de Telheiras, Eugénio dos Santos e Almirante Gago Coutinho

Os horários escolares serão afixados no IGL e nesta página no dia 11 de Setembro de 2019. 

A inscrição nas turmas realiza-se entre 16 e 18 de Setembro de 2019 nos seguintes horários :

Antigos alunos → consulte aqui o seu horário de inscrição

Novos alunos → consulte aqui o seu horário de inscrição 

As aulas terão início no dia 19 de Setembro de 2019.

 

Cursos básico e secundário: informação importante sobre a inscrição nas turmas

No acto de inscrição para a turma de cada disciplina estarão presentes professores que o poderão ajudar na construção do horário. É muito importante que tenha presente o horário da escola de ensino regular que frequenta. 

No final do passado ano lectivo foi efectuada a matricula nas várias disciplinas do curso que escolheu. Agora irá fazer a inscrição nas turmas. Nesta escola, o aluno pode frequentar uma turma diferente em cada disciplina. Por exemplo, poderá estar simultaneamente inscrito na Formação Musical 1ºA, e no Coro Infantil D.

Os alunos que frequentam o 1º ou 2º grau de Formação Musical (cada turma tem 2 tempos lectivos) terão de frequentar um tempo lectivo de Formação Musical Complementar (FMC).

A data em que efectuará a inscrição nas turmas depende dos resultados escolares obtidos no ano lectivo anterior.

Os alunos que mudaram de curso, os alunos que não consigam colocação no horário do seu professor (mediante a apresentação do horário escolar) e os alunos que tenham solicitado por escrito a mudança de professor, terão possibilidade de procurar outras alternativas nos horários no dia 18 de Setembro às 12 horas pela ordem que têm na lista de seriação.

Os alunos que se inscrevem pela primeira vez nas disciplinas de Acompanhamento e Improvisação e Instrumento de Tecla e não frequentam o curso secundário em regime articulado farão a marcação de horário nestas duas disciplinas no dia 18 de Setembro às 15.30 horas.

Os professores presentes na sala de inscrições inserem o nome do aluno em cada uma das folhas das  turmas seleccionadas pelo aluno, caso estas tenham vagas. Caso o aluno não tenha vaga na turma deverá seleccionar outra turma.

Se tenciona anular a inscrição a alguma disciplina não inscreva o seu nome nas folhas de turma relativas a essa disciplina.

O encarregado de educação deverá dirigir-se ao professor que controla os horários e informá-lo dessa escolha. Nesse momento deverá também anunciar as disciplinas a que irá anular a inscrição bem como as disciplinas em que irá inscrever-se e que não foram mencionadas em Julho no período normal de matrículas.

O impresso para anular a inscrição está disponível ao balcão da secretaria da escola ou online (→ ver formulário).

O impresso para pedido de alteração de matrícula (troca de uma disciplina por outra, por exemplo) está disponível ao balcão da secretaria da escola ou online (→ver formulário)

Após a conclusão da marcação de horários, todos os pedidos de alteração de horário deverão ser feitos por escrito e dirigidos ao director da escola. Só serão considerados pedidos que tenham em anexo o horário detalhado da escola de ensino regular que o aluno frequenta.

 

Critérios usados na ordenação dos alunos

Consultar aqui o regulamento inscrições (ano lectivo de 2019-20).

 

Cursos básicos e secundários: horários das disciplinas que funcionam em turma

Como ler o horário

Designação das turmas (legenda)

Abreviaturas usadas nos nomes das disciplinas

→ Abreviaturas usadas nos nomes dos professores 

Turmas especiais com número de vagas reduzido

Algumas turmas podem estar total ou parcialmente preenchidas pois são prioritariamente destinadas aos alunos do regime articulado que frequentam as escolas com as quais o IGL estabeleceu protocolos (EB 2/3 de Telheiras, EB 2/3 Alm. Gago Coutinho e EB 2/3 Eugénio dos Santos).


Confira as disciplinas em que está matriculado antes de observar os mapas de horários

Para saber as disciplinas em que está inscrito consulte o → plano de estudos do seu curso.

Os horários das disciplinas de Instrumento, Prática Instrumental, Iniciação à Prática Vocal, Prática Vocal, Técnica Vocal, Música de Câmara, Baixo Contínuo e Acompanhamento e Improvisação só estarão disponíveis no momento em que efectuar a sua inscrição nas turmas.

Como escolher a sua turma de Coro

Os alunos que frequentam uma classe de Orquestra de Cordas, Camerata ou Consort de Flautas escolhem o Coro indicado como CORO (orq). Estes alunos poderão optar por outra turma de coro, passando a ter no total quatro tempos de CLASSES DE CONJUNTO em vez de três.

Os alunos que não frequentam a classe de Orquestra de Cordas ou Consort de Flautas:

  • Alunos que frequentam o 1º, 2º e 3º graus de Formação Musical, exceptuando rapazes que já mudaram de voz, escolhem uma das turmas de Coro Infantil (CORO INF.) 
  • Alunos que frequentam o 4º grau de Formação Musical e seguintes e rapazes do 1º, 2º e 3º graus de Formação Musical que já mudaram de voz  escolhem uma das turmas de Coro Grande (A ou B)

O Coro de Câmara e o Coro Juvenil destinam-se apenas a alunos seleccionados pelo professor responsável pela disciplina.

Em caso de dúvida sobre se o aluno já mudou de voz, peça a um dos professores que o ouça antes de marcar o horário de Coro.

Cursos básicos: cargas horárias das disciplinas

  • Formação Musical - 2 tempos semanais 
  • Formação Musical Complementar (para alunos de 1º e 2º grau de Formação Musical) - 1 tempo semanal
  • Coro Gregoriano A e Coro Gregoriano B - 1 tempo semanal
  • Coro ou Coro Infantil - 2 tempos semanais (ver informação acima)
  • Orquestra, Camerata de cordas ou Consort de Flautas (para alunos do curso básico de música em violino/viola/violoncelo ou flauta de bisel,  que frequentam o 3º grau de instrumento e seguintes) - 2 tempos semanais e conjugada com Coro de Orquestra (1 tempo semanal). A Camerata de cordas é um grupo de cordas integrado por alunos que serão previamente seleccionados pelo professor responsável.

Cursos básicos: horários

Curso básico 2º Ciclo  → consultar o horário

Curso básico 3º Ciclo  → consultar o horário

Cursos secundários: cargas horárias das disciplinas

Nota: Os alunos dos cursos secundários que frequentam o IGL em regime articulado têm o seu horário das aulas de música elaborado pelo IGL. Contacte o coordenador dos cursos secundários.

De acordo com o regulamento interno da escola, quatro das disciplinas dos planos de estudos são de frequência obrigatória para os alunos em regime supletivo:

  • Formação Musical (2 tempos semanais)
  • Instrumento ou Técnica Vocal (1 ou 2 tempos semanais)
  • Classe de Conjunto (inclui Coro Grande e Orquestra/Consort de Flautas/Música de Câmara/Camerata) (total de 3 tempos semanais)
  • Canto Gregoriano (2 tempos semanais).

Em casos de impossibilidade de frequência, devidamente comprovados com horário escolar, estas disciplinas podem ser substituídas por outras.

Cursos secundários: horários

 → consultar horário 

No acto de inscrição para a turma de cada disciplina estarão presentes professores que o poderão ajudar na construção do horário. É muito importante que tenha presente o horário escolar da escola de ensino regular.